“Azul, amarelo e vermelho também” – Seguindo a aposta das cores na confeitaria, empreendedora cria linha de Páscoa inspirada nos próprios quadros

 

Das telas ao chocolate, a artista plástica Iara Battoni, 30 anos, descobriu uma forma de unir suas duas paixões ao criar uma linha de Páscoa que recebe as cores primárias na decoração e preparação do chocolate, remetendo aos próprios quadros super coloridos.
Proprietária de uma doceria criativa no interior de São Paulo, “A Janela da Namoradeira” – onde serve doces através de uma janela decorada onde se anuncia ‘aqui tem doce’, Iara apostou nas cores para atrair seu público com emoção e ineditismo. “Eu queria fazer uma ligação com a minha parte mais artística”, explica.
Os tons, que nos quadros da artista representam liberdade e expansão, ganharam forma de ovos de páscoa e bombons. A técnica da utilização de cores é uma tendência para a confeitaria, que vem revelando produtos cada vez mais personalizados e artísticos, como bolo arco-íris e aquarela.
Na doceria de Iara, a criação não para por aí. Cada coleção recebe toques personalizados para as embalagens dos produtos, na decoração da doceria e nos ensaios de cada catálogo, sempre relacionando o tema à imagem da ‘Namoradeira’ – personagem central do negócio, em referência às esculturas tradicionais mineiras que ficam nas janelas –, que ganha detalhes a cada coleção. “O que eu mais gosto de fazer é criar o personagem. Eu já fui fada dos doces, professora, coelho da Alice no País das Maravilhas, Pin-up. A parte mais divertida do meu trabalho é pensar no que eu vou me vestir. Essa linha sou eu em forma de quadro”, afirma.
No catálogo de sua “Páscoa Colorida”, Iara recebeu uma pintura corporal que durou mais de três horas, para assemelhar-se à arte de seus quadros e, agora, de seus chocolates também. A pintura corporal foi realizada pela própria irmã, Itaiana Battoni.
Com muitos tons misturados em seus produtos, Iara vê a criatividade como estratégia de venda em um momento desafiador. Aliando preço competitivo aos produtos detalhados e divertidos, investe em ideias para que o público consuma um pouco da arte nos doces. “Não dá pra ficar parado. Eu tenho que estar em constante mudança. A criatividade não se esgota”, diz.
A linha “Páscoa Colorida” agrega 13 produtos entre R$ 3-55, com opções de ovos recheados, caixinha de barras de chocolate, bombons coloridos e até ovo de pote. As encomendas devem ser realizadas até o dia 5 de abril (19 99251-1902), e após esse período, os produtos podem ser retirados na doceria à pronta entrega, conforme disponibilidade e estoque.

Como tudo começou

“A janela da namoradeira” era, no início, “O chocolate da namoradeira”, que inaugurou provisoriamente durante o festival de inverno de Amparo, em julho de 2012, quando Iara Battoni preparou uma decoração e abriu a janela de seu próprio quarto para as pessoas que ali passavam com destino ao festival de três dias. O intuito era vender chocolate quente durante as semanas seguintes do evento. Terminado o festival, Iara fechou a janela. Com o apoio da família e de alguns fregueses, tornou a abri-la em agosto do mesmo ano. O cardápio expandiu, e as palhas italianas se tornaram um dos carros chefes da marca. Conforme os clientes pediam, Iara incluía novos doces. Hoje o menu conta com uma variedade de doces fixos, mas está sempre em expansão, com produtos temporários e linhas temáticas sazonais.Texto e fotografia: Carolina Barboza / Just Carol

Serviço
A Janela da Namoradeira
Endereço: Av. Bernardino de Campos, 304 – Centro – Amparo, SP
Sexta-feira, Sábado, Domingo e Feriados das 13h30 às 19h00
Páscoa Colorida 2017: Pedidos através do WhatsApp (19) 99251-1902 até dia 5 de abril. Após essa data, somente produto à pronta entrega na doceria.
Contato: (19) 99251-1902

Qual foi o produto mais criativo que você viu nos últimos anos para a Páscoa (ou qualquer outra data comemorativa)?