Ler, relaxar, observar a movimentação da rua ou curtir a tranquilidade de uma tarde de sábado. Varandas são boas companhias para momentos de distração e descanso. Para aproveitar melhor esses ambientes – ainda que pequenos – atente-se aos detalhes e ao clima antes de decorar.
Tropical
Cadeiras e mesas de ferro ou aço (geralmente em modelos mais delicados) e flores combinam com a decoração de varandas para o clima tropical.
Friozinho
Mantas, almofadas e móveis mais robustos, de madeira, compõem varandas aconchegantes para lugares cujas temperaturas são amenas.
Não tem espaço aqui…
Varandas estreitas exigem cuidado maior na seleção de elementos para decoração. Poltronas e bancos, neste caso, têm tamanho reduzido. Invista em pequenos vasos de plantas e flores, luminárias mais delicadas e mesas que sejam menores do que os tamanhos convencionais de jardim.
As cores é que mandam
Decorar a partir de tons predominantes pode ser um caminho mais fácil e rápido. Escolha uma cor que te agrade – amarelo para luminosidade e alegria; azul ou branco para tranquilidade – e invista nos móveis e objetos principais da varanda.
O resto é detalhe!
Vasos pintados ou revestidos com tecidos, garrafas de vidro com flores e plantas, luminárias próprias de jardim ou modelos mais rústicos feitos com potes de vidro… Adicione um toque próprio! Vale a sua paixão pela arte (com pinturas e quadros) ou amor à natureza (com muito verde e comodidade).
Imagens: Casa e trend e My ideal home 
Para você, como seria a varanda ideal? Qual a sua inspiração preferida?
“Flora vive sonhando”, era isso que meu pai dizia ao me ver encarapitada no meu canto da varanda. (Leticia Wierzchowski, trecho do livro ‘Sal’, página 30)