Aniversários, gravidez, amigo secreto e confraternizações podem ser comemoradas entre amigos, parentes e pessoas próximas num chá da tarde. Encontros assim, geralmente mais intimistas, podem ser preparados em chácaras ou jardins, na própria casa.

A dica – para tornar fácil a organização de um chá da tarde – é investir em pequenas parcerias* e detalhes fáceis de decoração, como toalhas de mesa rendadas e guardanapos dobrados ou dispostos de forma criativa.

Como preparar um chá da tarde?
• Invista em *parcerias: conte com amigos e familiares para ajudar em algum detalhe da decoração ou organização (aproveitando, por exemplo, aquela amiga que a-m-a fazer cupcakes!) do encontro.

• Quanto menor o evento, maiores as chances de ter uma preparação bem sucedida para pensar em todos os detalhes! Diminua a lista de convidados para criar uma atmosfera mais íntima e familiar.

• Caso o encontro seja um aniversário ou chá de bebê, inclua elementos comemorativos/ temáticos que envolvam os gostos e as cores preferidas de quem se comemora (como livros ou detalhes que remetam ao clássico ‘Alice no país das maravilhas’ na decoração). 

• Desenvolva a criatividade nos pequenos detalhes: disponha cupcakes ou docinhos dentro de xícaras de chá e use alguns bules como decoração/ vasos de flores.

• Misture louças de formas ou estilos diferentes para compor uma decoração mais criativa (dica: apesar disso, tente separar três ou quatro cores para compor a tabela de tons do evento).
Vocês já prepararam alguma decoração especial para receber amigos num chá da tarde?
— Ela vê você por quem você é. Não vai tirar vantagem disso. E acho que tem sido uma boa amiga. E ser uma boa amiga em troca é tão importante quanto ser verdadeira com você mesma. (Joanna Philbin, trecho do livro ‘As herdeiras’, página 299)