[postado originalmente toda segunda-feira de manhã no instagram @blogjustcarol]

Semana #5

O que dá pra fazer numa segunda-feira? Dá pra convidar um velho amigo para almoçar com você. Dá pra pensar em algo muito louco que você gostaria de fazer – Saltar de paraquedas? Fazer uma tatuagem? – e começar a planejar como seria isso (custos, empresas, logística). Dá pra doar qualquer coisa a alguém ou a uma instituição que precise – umas roupas que você não use mais, livros lidos, um móvel que esteja ocupando espaço. Dá pra se perdoar por ter feito algo que você não queria ter feito. Dá pra começar a fazer coisas que deem mais propósito para a sua vida – ajudar alguém, procurar outro emprego, alimentar seu talento ou vocação. Dá pra olhar pra janela e pensar que essa paisagem que você vê diz respeito ao que você lutou e conquistou para vê-la. Dá pra imaginar que você pode querer mudá-la algum dia, de repente conquistando uma casa própria, mudando de bairro ou de país. Dá pra você descrever a paisagem que você gostaria de ver e começar a lutar por ela agora mesmo.

Semana #6

O que dá pra fazer numa segunda-feira? Dá pra fazer uma receita caseira pra pele ou pro cabelo. Dá pra escolher uma roupa esquecida na gaveta e vesti-la hoje. Dá pra comprar um ovo de Páscoa pra você mesmo. Dá pra planejar uma viagem curta & próxima da sua cidade para o fim de semana. Dá pra fazer uma receita legal usando café em comemoração ao dia do café (próxima sexta, dia 14). Dá pra olhar pra janela e pensar que a luz pode vir de outras formas quando o sol tá encoberto por um dia cinza. Dá pra imaginar que ele voltará em algumas manhãs porque a promessa de renovação da vida consiste em acreditar no movimento da transformação. Dá pra acreditar que nada é por acaso – muito menos um dia cinza.

Semana #7

O que dá pra fazer numa segunda-feira? Dá pra renovar o que não tá legal – seu modo de encarar alguma situação? Sua rotina? Seus hobbies? Alguma relação? Dá pra pesquisar um restaurante que você nunca tenha ido na sua cidade e visitá-lo nessa semana. Dá pra escrever uma lista de lugares fora do estado para conhecer ainda nesse ano. Dá pra beber mais água do que o seu costume. Dá pra planejar fazer algo totalmente sozinho – correr, ir ao cinema, meditar, jantar. Dá pra olhar pra janela e crer que o próprio sol é uma promessa de esperança – de persistência, de melhora – e assim podemos procurar ser também. Dá pra confiar mais, persistir mais e esperar um sol para cada tempestade sua. Dá pra crer.

Semana #8

O que dá pra fazer numa segunda-feira? Dá pra olhar fotos antigas e relembrar momentos bons. Dá pra ouvir uma playlist de músicas que não estejam tocando no rádio. Dá pra ligar pra alguma tia, ou primo, ou avô. Dá pra resgatar alguma vontade ou sonho do passado. Dá pra comer um brigadeiro. Dá pra começar a ouvir mais a sua intuição. Dá pra pensar como você gostaria de estar daqui um ano e fazer coisas que te aproximem disso. Dá pra olhar pra janela e lembrar que essa vida é incerta demais e repentina demais para acumular medos e que, apesar de eles existirem, dá pra começar a enfrentá-los. Dá pra abrir mão de tudo o que te afasta de chegar onde você quer. Dá pra ser corajoso.

[Acompanhe todas as postagens usando #dáprafazersegunda no instagram]