Título: Alma? [#1 Série O Protetorado da Sombrinha]
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Número de páginas: 308
Imagine uma explosão de elegância e pompa, aliada à fantasia e aos seres sobrenaturais. Vestidos e babados, luvas com detalhes em renda, muito chá e prosa, chapéus escandalosos, um pouco de confusão e muito bom humor… É assim: nesse cenário da alta sociedade londrina que tudo acontece. Alexia Tarabotti é atacada por um vampiro completamente sem jeito e classe (para um vampiro!) e acaba o matando, acidentalmente (com a ajuda de sua inseparável sombrinha) durante um baile. Ele tropeçou no carrinho de chá derrubado, perdeu o equilibro de um jeito surpreendentemente deselegante para um vampiro e despencou do chão. Caiu estatelado em cima da bandeja com torta de melado. (página 10) Para investigar o caso, a Rainha Vitória envia o poderosíssimo lobisomem Lorde Maccon, que busca esclarecer os fatos com Alexia.
Alexia Tarabotti (ou srta. Tarabotti) é uma solteirona de personalidade forte e descendência italiana, aparência exótica e *literalmente* sem alma (pessoas assim são chamadas preternaturais, e isso é raridade entre as mulheres). Esse dom de não ter alma, além disso, anula todos os poderes sobrenaturais (um toque dela, por exemplo, retrai as presas de um vampiro, ou, um lobisomem volta à forma humana). Assim como o cabelo escuro e o nariz grande, ela herdara a preternaturalidade do pai italiano, já falecido. Isso significava, na prática, que palavras como eu e para mim eram por demais teóricas para ela. Sem dúvida possuía uma identidade, um coração que se emocionava e tudo o mais; só não tinha alma. (página 20)
Além do estranhíssimo caso da morte desse vampiro (que preocupa o Departamento de Arquivos Sobrenaturais [DAS]), uma série de vampiros inesperados vem aparecendo, enquanto outros… puf! Desaparecem inexplicavelmente. Desse modo, a srta. Tarabotti torna-se alvo das investigações de toda comunidade sobrenatural, e acaba se aproximando de Lorde Maccon (para tentar descobrir esses mistérios). Tarabotti, o que mais esperava? Não passava de uma solteirona sem alma, desprovida de sutileza e graça. Lorde Maccon pertencia à mais alta nobreza, era o Alfa da alcateia, dono de uma quantidade considerável de propriedades e, bom, meio atraente. (página 112)
O entrosamento entre srta. Tarabotti e Lorde Maccon rende boas risadas e discussões, sendo os dois personagens de personalidade forte e boa influência pelo conhecimento e inteligência (apesar de o Lorde Maccon ter, ainda, muito prestígio social). Outro personagem que merece destaque é o divertidíssimo (um tanto irritante e muito extravagante) vampiro Lorde Akeldama (amigo da srta. Tarabotti): — Ninguém vai me dizer o que eu posso ou não vestir! — Ele apanhou um leque de renda que estava na mesa do saguão e abanou-se de forma vigorosa. (página 194)
A escrita de Gail Carriger é engraçada e um tanto surpresa. O gênero (steampunk) também é bem diferente do que estou acostumada, e gostei bastante. As 100 primeiras páginas são mais tranquilas, e portanto, demorei um pouco para fixar total atenção. As 100 páginas seguintes começam a ficar mais interessantes (conforme alguns detalhes vão sendo revelados) até as 100 últimas páginas (adrenalina!!) consumirem dúvidas e mistérios. Alma? é o primeiro livro de uma série de 5 (!) chamada O Protetorado da Sombrinha. O segundo livro, Metamorfose?, foi lançado recentemente pela editora Valentina. Alma? é um companheiro (e tanto!) para quem curte a mistura romance + mistério + ciência e fantasia. ♥
Vocês já ouviram falar nesse livro? Curtem narrativas fantásticas com vampiros, lobisomens etc?
Então, quando fora para a biblioteca, seu refúgio favorito em qualquer residência, a cereja que faltava no bolo: deparara com um vampiro. (Gail Carriger, trecho do livro ‘Alma?’, página 09)